" Nesse blog irei falar um pouco sobre os estímulos ao desenvolvimento, educação, alimentação e receitas, brincadeiras e brinquedos, livros, músicas, compras, organização de tempo, roupas, decoração e artesanato "

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Papinha gourmet

Oláá!!!!
O Theo é super comilão, dá gosto de fazer papinha pra ele.
Fiz um curso de papinha e a chefe que deu a aula disse que é bom não fazer só aquela sopinha bege em que misturamos tudo e batemos ou amassamos. Ela disse e concordo que é muito positivo fazer papinhas que a criança veja e curta as cores dos alimentos, afinal temos tantos legumes, como já sabemos um prato saudável é um prato colorido, e por que não fazer para nosso bebê??? assim eles se acostumam com a variedade  desde cedo e não rejeitam mais tarde (espero)..
Ou seja, papinha gourmet nada mais é do que não misturar tudo num sopão.
Coloquei aqui uma refeição do Theo que tem: papinha de arroz, de beterraba, purê de abóbora  e creme de espinafre,  as receitas colocarei logo abaixo






pensei que tinha colocado muito mas que nada, comeu tudinho e ainda mamou depois.


Tirei a receita de PAPINHA DE ARROZ do livro 100 receitas para bebês de 6 a 12 meses-Christine Bailey- Publifolha
A papinha de arroz é um acompanhamento tanto para papinha doce, como para papinha salgada.
Tem que misturar arroz parbolizado e arroz integral "para evitar sobrecarga de fibras solúveis, dificeis de serem digeridas por um intestino ainda delicado".

50 gr de arroz parbolizado e integral
leite materno ou em pó
1)Bata o arroz cru no processador até obter pó fino (não deu certo, bati, bati e não virou pó, quebrou bem mas nada de pó).
2)Junte a farinha obtida com 250 ml de agua fervente numa panela, leve ao fogo baixo e cozinhe por 4-5 minutos.(Eu coloquei agua fria e deixei cozinhar, faltou e eu acrescentei mais até ficar bem molinho)
3)Tire do fogo e adicione leite (materno ou em pó) para obter uma papinha mais rala e cremosa (eu coloquei tudo no liquidificador, como tinha um pouco de água no arroz só adicionei uma medida de leite Nan, deu um creminho bonito)...coloquei na forminha de gelo para congelar, depois de endurecida, coloquei num saco de congelar.
Essa papinha dura na geladeira por 2 dias ou no freezer por 1 mês

PAPINHA DE BETERRABA- assei a beterraba no forno embrulhada em papel alumínio (aproveite quando for fazer outro assado e asse os legumes) depois bati com um pouco de água.
 PURÊ DE ABÓBORA: Só amassei a abóbora e para amolecer, coloquei um pouquinho de água.
CREME DE ESPINAFRE: murchei o espinafre e bati com batata assada (pode ser cozinha), coloquei leite para dar o ponto (pode ser água)
Por cima de tudo coloquei gotinhas de azeite, não coloquei sal
Estava tudo tão batido porque o Theo ainda tinha menos de 6 meses.

Meninas, não sou especialista, sou mãe. Essas receitinhas são sugestões baseadas nos alimentos que o pediatra já liberou para o meu bebê.

Um comentário:

E-familynet.com Ticker